Nascida María del Rosario Pilar Martínez Molina Gutiérrez de los Perales Santa Ana Romanguera y de la Hinojosa Rasten no dia 15 de janeiro de 1951, ficou conhecida pelo nome artístico Charo. Atriz, cantora, bailarina e guitarrista espanhola, consagrou-se musicalmente após emplacar o hit "Dance a little bit closer" na década de 70. Filha de advogado e dona de casa, Charo iniciou seus estudos na Espanha, onde aprendeu a tocar guitarra. Graças a sua dedicação, foi nomeada como "Best Flamenco Guitarist" pela Guitar Player Magazine's. A polêmica em relação a sua verdadeira idade, ainda é motivo para muitos boatos, pois de acordo com documentos oficiais, Charo teria nascido em 1941 e casado aos 25 anos de idade, com Xavier Cugat, que na época tinha 66 anos. Após uma série de processos, Charo finalmente conseguiu mudar sua data de nascimento para 1951, o que causou ainda mais espanto, pois se Charo realmente tivesse nascido nessa época, ela teria se casado com apenas 15 anos.
Passado algum tempo, depois de conhecer o maestro Xavier Cugat e casar-se com ele, Charo passou a realizar pequenos shows e apresentações em Las Vegas e Nova York. Sua primeira aparição na Tv foi no noticiário norte-americano " The Today Show " e posteriormente, na comédia Rowan & Martin's Laugh-In. Vista pelo público como uma personalidade divertida e extremamente talentosa, não demorou muito para que fosse convidada a fazer parte do elenco de alguns filmes. Estreou em 1969 com num papel em Tiger by the Tail ao lado de Christopher George, Tippi Hedren e Jeffrey Dean. No auge de sua carreira, naturalizou-se norte-americana em 1977, ano em que lançou seu primeiro disco, uma verdadeira obra prima, acompanhada pela Salsoul Orchestra: " Cuchi, cuchi ", o qual acabou tornando-se um bordão, e emplacou o single "Dance a Little Bit Closer" que atualmente é considerada uma das músicas mais famosas da disco music.
No ano seguinte, divorciou-se e casou-se pela segunda vez com o produtor Kjell Rasten, com o qual teve um filho; o pequeno Shel Rasten. Na década de 70 foi visível a sua evolução e sucesso, prova disso foram as inúmeras participações em séries e filmes ao lado de grandes artistas. Sua filmografia completa, conta com 5 títulos, são eles: Tiger by the Tail, o documentário Elvis: That's the Way It Is, The Concorde ... Airport '79, Moon Over Parador e Thumbelina (apenas sua voz). De 1980 a 1990, decidiu tornar-se dona de casa, participando de pequenos eventos e homenagens, retornando à mídia apenas em 2000, quando foi chamada para participar de um quadro da VH1 que relembrava os clássicos dos anos 70 e também na Fox.
Atualmente, aos 60 anos de idade, realiza shows pelo mundo e apóia passeatas GLS em San Francisco, sendo considerada uma rainha nesse tipo de evento. Realizou algumas apresentações e participou de várias homenagens ao longo de sua carreira, inclusive em séries e documentários. Seu trabalho mais recente é o álbum "Sexy Sexy", gravado em 2011. Aos interessados, deixo aqui o site oficial para que possam conhecer um pouco mais sobre a vida e carreira de Charo.
0 Yorumlar